Com o avanço da internet, dos celulares com câmera, das redes sociais e dos sites de vídeo aumentam também os crimes virtuais. Mas ao contrário do que muitos pensam a internet não é uma terra sem-lei. Nossas leis punem o ato ilícito, não importando o meio empregado (a vida real ou a internet). Por exemplo, ameçar uma pessoa por e-mail é crime de ameaça. Publicar imagens de pessoas sem autorização delas é crime de violação ao direito de imagem. Criar uma comunidade numa rede de relacionamento para falar mal de alguém é crime de difamação. Copiar conteúdo da internet, imprimir e entregar ao professor sem citar a fonte e o autor é crime de violação ao direito autoral.
Todos nós educadores e, especialmente, os pais devemos conscientizar jovens e adolescentes sobre estas questões. Vivemos hoje numa sociedade digital. Portanto, tratar de ética e responsabilidade digital é urgentemente necessário.
Abordar a educação digital no ambiente escolar nada mais é do que cumprir o papel da escola de formar cidadãos éticos e responsáveis. Não podemos nos esquivar desse nosso papel.
Referenciais para conscientizaçãoAbordar a educação digital no ambiente escolar nada mais é do que cumprir o papel da escola de formar cidadãos éticos e responsáveis. Não podemos nos esquivar desse nosso papel.
► Cartilhas
Boas Práticas Legais no Uso da Tecnologia (PPP Advogados)
Criança Mais Segura na Internet (Movimento Criança Mais Segura na Internet)
► Sites
Safernet
► Vídeos
Nenhum comentário:
Postar um comentário